Preconceito e desrespeito,Sociedade,Vida sem filhos Absurdos que quem não quer ter filhos já ouviu

Absurdos que quem não quer ter filhos já ouviu

Absurdos que quem não quer ter filhos já ouviu post thumbnail image

Semana passada, fiz uma pesquisa no perfil do Sem Filhos no Instagram, perguntando aos seguidores o que eles já tiveram que ouvir ao expor sua opção por não ter filhos. Obtive quase 50 respostas, que podem ser visualizadas nos destaques. E, para este post, selecionei as piores razões (das mencionadas) que levariam uma pessoa a mudar de ideia sobre este tema depois de se deparar com aquele argumento bizarro. São elas:

1) Teu marido vai te bater por você ser tão abusada

Sim, parece que é socialmente aceito o homem bater na mulher e, se ela não concordar com ele, ainda parece que a agressão seria justificável. E ainda há quem diga que o feminismo é desnecessário porque “as mulheres já conquistaram tudo”.

2) Se você não tiver, vai estar sendo conivente com a superpopulação promovida pelos muçulmanos

Eu não tenho nem palavras para expressar a quantidade de absurdos contidos nessa frase. Começa colocando a reprodução como uma obrigação e termina com um discurso de ódio e xenofobia. Além de preconceituoso, o argumento é totalmente inválido, pois o fato de eu ter ou não filhos não vai fazer com que outro povo tenha menos direitos reprodutivos.

3) Um dia você vai enjoar da cara do seu marido, e vai querer ter filhos para “se distrair”

É, parece que esse casamento ia de mal a pior…

4) Primeiro, engravide; depois, se você não quiser, dê para adoção

Mais uma hipocrisia desta sociedade que prega a maternidade a qualquer custo. É preferível que uma criança seja abandonada a nunca ter nascido?

5) Teu marido vai te largar!

Esse discurso é extremamente perigoso, pois acaba conduzindo muitas mulheres que não desejam ser mães à maternidade compulsória e as condenando a uma escolha que não foi delas. Ter filho apenas para agradar o cônjuge é um péssimo motivo para tomar essa decisão, pois isso impactará sua vida para sempre e, se você realmente não tiver afinidade com este mundo, isso vai ser um fardo. Conheço mulheres que só tiveram filho porque o marido queria muito, mas o casamento acabou e aí quem ficou com todo o peso de cuidar e educar a criança foram elas.

6) Você não será bem-vinda em festas infantis

Isso é verdade! Via de regra, como quem não pretende ter filhos nunca irá mandar um convite futuro para uma festinha, somos vistos como pessoas que “não têm nada para dar em troca” e acabamos sendo excluídas do clubinho das mamães do ano. Mas ter filho só para comer uns brigadeiros free de vez em quando é uma conta que nunca vai fechar!

7) Mulher que não quer ter filho só serve para ser amante

Parece que algumas pessoas ainda não saíram do século retrasado, quando as mulheres eram divididas em duas categorias: “para se divertir”/ “para casar”. Curioso é que a maioria dos homens também não veem com bons olhos a mãe solo/ solteira (elas têm uma dificuldade tremenda de conseguir um novo parceiro), mas se encontrar uma sem filhos, ela só serve pra casar se desejar ser mãe.

8) Que absurdo você gastar isso com um cachorro, com tanta criança para adotar

Ser “mãe de bicho” é bem diferente de “ser mãe de gente”. Não quero aqui desmerecer quem se considera mãe de pet (eu tenho meus gatos e cuido deles com muito zelo e responsabilidade), mas seria hipocrisia dizermos que são coisas equivalentes. Isso que, para simplificar, estou ignorando todo o contexto que envolve a vontade individual e pessoal de cada um, que precisa ser respeitada acima de tudo, há que se considerar que cuidar de um cachorro, além de muito mais fácil, é bem diferente e, via de regra, eles vivem menos do que a gente; embora seja uma responsabilidade por muitos anos, não é para a vida toda e não te obriga a um vínculo eterno com o pai biológico do cachorro.

9) Uma casa só é um lar com filhos

Eu acho que o conceito de “lar” é muito relativo… pra mim, uma casa só é um lar com pessoas felizes. E a maternidade não faz todo mundo feliz. Maternidade exige esforços, sacrifícios e disponibilidade de recursos financeiros e emocionais. É muito triste saber que essa frase tenha vindo de uma médica ginecologista que foi incapaz de respeitar a decisão de sua paciente. Além de lamentável, é antiético.

10) “As mais pedidas”

Temos, também, as clássicas, que nunca podem faltar:
– “Quem vai cuidar de você na velhice?”
Não me parece nada altruísta, mas todo mundo que não quer ter filhos já ouviu isso pelo menos uma vez na vida. Como se isso fosse garantia de alguma coisa – visitem um asilo e vejam a quantidade de idosos que estão lá abandonados pelos filhos.
– “Mas se você não quer abrir mão de nada, então sua decisão é egoísta!”
Pode até ser que seja mesmo, mas pelo menos eu não vou estar prejudicando ninguém, ao contrário de quem quer ter filho pra não passar a velhice sozinho…
– “Você não gosta de crianças?”
Eu adoro crianças! Por isso mesmo não terei uma, porque acho que elas merecem pais que as queiram… mas qual seria o problema de alguém decidir não ter filhos por não gostar de crianças? Se a pessoa não gosta de relacionar com os pequenos, é melhor que não os tenha mesmo!
– “E se seu marido/ esposa um dia quiser?”
Bom, não sei o caso de cada um, mas meu marido passou por um rígido processo seletivo para viver comigo e este tema foi assunto logo no nosso primeiro encontro – então, fiquem tranquilos! Se mesmo assim ele mudar de ideia, eu vou entender sua escolha e irei respeitar, incentivando que ele vá atrás de quem possa dar isso a ele, pois eu não mudarei de ideia para agradar ninguém. E cada um será feliz seguindo seu caminho.
_ “Você é muito nova (o)”
Essa questão da idade foi um ponto que me inquietou e até gravei um vídeo sobre isso.
– “Você vai se arrepender”
Não tenho medo de me arrepender por não ter filhos, pois posso mudar de ideia sobre isso a qualquer tempo e ser mãe aos 70 anos, caso deseje viver a maternidade. Mas tenho muito medo de me arrepender por tê-los, já que depois não teria mais como voltar atrás. E acho muito absurdo as pessoas incentivarem as outras a tomarem uma decisão dessa proporção e seriedade “por medo de se arrepender depois”, como se fosse possível fazer um test drive só para ver se gostou da experiência. Filho deveria ser racionalizado, não romantizado.

Dentre outras bizarrices, como “você é seca por dentro”, “você é uma pessoa ruim”, “você vai pro inferno”, “credo, vai fazer terapia!”, “você nunca vai saber o que é o amor de verdade/ nunca vai ser uma mulher completa” etc… Tudo isso e muito mais são coisas reais, ditas por pessoas reais, que se julgam “melhores”, mais evoluídas, mais altruístas e “mais amorosas” (hahahahaha! essa é boa!) do que nós, pelo fato de terem filhos.

Mais amor e menos hipocrisia, por favor!

2 thoughts on “Absurdos que quem não quer ter filhos já ouviu”

  1. Eu ouvi a seguinte frase, que me fez ter muita vontade se socar a cara da infeliz!
    -coitadinha teve câncer né! é por isso que não pode ter filhos, é infértil!
    Não, – sou fértil, tive um problema que não me afetou em nada… simplesmente, deixo para os que querem…

    1. Vejo muita dificuldade das pessoas aceitarem que isso pode ser uma escolha… logo imaginam algo trágico ou a algum problema reprodutivo, como se só pessoas “doentes” não tivessem filhos. Temos que fazer o mundo entender que isso é, sim, uma opção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post